CASA CHASSOT
Ano de projeto: 2016
Ano de Execução: em execução
Área: 312m²
Localização: 
Porto Alegre | RS | BR 
Equipe de Projeto: 
Arq. Renata Beck, Arq. Gustavo Sbardelotto
Colaboração: Acad. Sabrina Hennermann

O projeto desta residência , de 312 m² para um casal com um filho no início do projeto e dois ao final está sendo executado  no momento e localiza-se em um loteamento na zona sul de Porto Alegre/RS.

Conforme o pictograma de capa, o programa de usos da casa é dividido em 3 blocos: no térreo a garagem e o acesso social da casa. O portão para os carros, a porta de entrada social, a caixa de correio e hidômetro todos estão configurados em um mesmo plano com ripas de madeira eliminando a hierarquia de “portão - porta - portinha”. 

No segundo pavimento está o ambiente de convívio familiar com pátio, varanda, jantar e estar, todos integrados e presenteados com pé direito duplo no estar conectando este espaço com o andar de cima. O terceiro pavimento configura a área íntima com tres suítes e um espaço de estudos, unica peça que se conecta visualmente com todos os andares da  casa. Os banheiros, voltados para o interior da residência, possuem janelas altas voltadas para o telhado, que possui cobertura vegetada.

A circulação vertical, banhada pela luz de uma janela zenital, une os três pavimentos da casa. A escada, em estrutura metálica engastada na parede, também é estruturada por cabos de aço presos no pergolado da janela zenital.

O programa de necessidades incluia uma garagem para quatro carros, estar integrado à cozinha, escritório para o casal que trabalha em casa, pátio com piscina e 3 suítes. No princípio pensou-se que o terreno não comportaria um programa tão amplo, mas a solução final surpreendeu não somente os clientes como os arquitetos autores deste projeto, resultando numa área total de 312 m².
 

 

Atelier Aberto Arquitetura | Rua Santa Terezinha, 288/1, Bairro Farroupilha, Porto Alegre/RS | contato@atelierabertoarquitetura.com | 51 3062 0661