
AP FARROUPILHA
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2022
Ano de Execução: 2023
Área: 400m²
Equipe de projeto: Arq. Renata Beck e Arq. Rafael Guadagnini
Colaboração: Acad. Juliana Senna, Acad. Bárbara Reis Caravaca
Fotos: Gabriel Konrath

AP FARROUPILHA
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2022
Ano de Execução: 2023
Área: 400m²
Equipe de projeto: Arq. Renata Beck e Arq. Rafael Guadagnini
Colaboração: Acad. Juliana Senna, Acad. Bárbara Reis Caravaca
Fotos: Gabriel Konrath


A reforma deste apartamento duplex de 400 m² concentrou-se nas áreas sociais, visando à reorganização do layout e ao aprimoramento da iluminação natural e artificial. Os clientes, com notável apreço pelo mobiliário modernista, já possuíam peças como a mesa de jantar e suas cadeiras, um buffet, tapeçarias e diversas obras de arte, as quais foram integradas ao projeto. Acostumados a adquirir obras de arte e móveis em leilões, eles continuaram a expandir sua coleção ao longo da intervenção. No primeiro pavimento, a sala de estar, o jantar e o escritório foram reformulados com a inclusão de mobiliário sob medida e peças soltas, com a disposição adaptada para acomodar o acervo artístico.
Um dos focos principais do projeto foi a resolução da baixa luminosidade natural do primeiro pavimento. Para isso, foram abertas duas janelas zenitais no telhado, orientadas para o sul, sobre a área do jantar, onde há um pé-direito duplo. Essa solução potencializou a entrada de luz natural indireta. O projeto luminotécnico utilizou luminárias embutidas do tipo no frame. O objetivo era voltar os olhares para a vasta coleção de vasos de vidro dos clientes, que foram expostos em prateleiras de vidro retroiluminadas. O escritório recebeu a adição de portas de madeira com vidro canelado, oferecendo a possibilidade de fechamento.
Na cobertura, o piso de porcelanato foi substituído por cimento queimado nas áreas internas, enquanto as externas receberam uma combinação de piso cimentício e basalto. O layout foi reconfigurado após a transferência da sala de TV para o primeiro pavimento, criando novos espaços para estar, jantar e uma área culinária voltada para o convívio social. Os clientes buscavam ambientes alegres e descontraídos, o que se traduziu na incorporação de cores vibrantes nos móveis e nas paredes. As bancadas da cozinha, da ilha e do buffet da cobertura foram executadas em granitina colorida com fundo branco.
O projeto paisagístico da cobertura incluiu a reformulação do jardim, com a adição de uma horta e uma estufa para plantas. Uma área de estar externa foi criada sob um pergolado com estrutura metálica preta e fechamento em bambu, equipada com sofás e mesa de centro. Atendendo a um pedido específico dos clientes, um aquário com plantas aquáticas e peixes foi incorporado ao fundo desse ambiente.
