
CASA DA BETA
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2023
Ano de Execução: 2024
Área: 70 m²
Equipe de projeto: Arq. Renata Beck e Arq. Rafael Guadagnini
Colaboração: Acad. Juliana Senna, Acad. Carlos Velho

CASA DA BETA
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2023
Ano de Execução: 2024
Área: 70 m²
Equipe de projeto: Arq. Renata Beck e Arq. Rafael Guadagnini
Colaboração: Acad. Juliana Senna, Acad. Carlos Velho


Para esta casa estreita e entre medianeiras, assumimos o desafio de transformar o seu pavimento térreo em um ambiente que refletisse a essência de sua moradora, buscando melhorar a sua habitabilidade.
A Beta é uma mulher cheia de bossa! Praticante de yoga, ela adora receber seus amigos e familiares em sua casa. A Beta é possuidora de uma bagagem afetiva e cultural vibrante. Imprimir essas características na sua casa foi uma tarefa gratificante!
Encontramos uma casa com piso frio em porcelanato cinza, uma divisão pouco funcional e não integrada entre a sala de estar e cozinha/copa, que eram separadas por um passa-pratos. A sala de estar, escura e fria, e por isso subutilizada, servia apenas como circulação. A cozinha era muito utilizada e já havia passado por uma reforma.
Buscando reverter o contexto para utilização constante de todos os ambientes do térreo, a integração entre os espaços foi uma prioridade.
A fachada frontal térrea da casa compunha paredes em ângulo e pequenas janelas de vidro jateado. Para reverter o cenário de falta de luz, priorizamos favorecer iluminação e ventilação naturais, bem como a integração entre interior e exterior. Substituímos as aberturas originais por portas-janela, fazendo do pátio frontal, que antes servia apenas para guardar o carro, um espaço de convívio. A luz solar, agora abundante, invade o térreo.
Na sala de estar, o porcelanato deu lugar a tacos de madeira natural, que aqueceram o ambiente. Já na cozinha e copa, o ladrilho hidráulico, em tons terracota, agregaram cor e identidade. Também mantivemos boa parte dos móveis existentes, porém em novo layout.
Um único “armário” conecta visualmente a sala de estar, cozinha e jantar. No estar, esse armário é rack e é banco, além de possuir prateleiras para livros, objetos e obras de arte. Na sequência, uma lareira tipo calefator é continuada pela bancada da cozinha.
O resultado foi um espaço que supera a mera reforma, pois traduz a personalidade da cliente. O térreo da casa, nosso objeto de projeto, tornou-se um ambiente versátil, pronto para receber os amigos e adaptado aos hábitos da Beta.













