AP DONA OTI
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2019
Ano de execução: 2020
Área: 68m²
Fotos: Marcelo Donadussi
Equipe de projeto: Arq. Renata Beck e Arq. Rafael Guadagnini
Colaboração: Acad. Juliana Senna
AP DONA OTI
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2019
Ano de execução: 2020
Área: 68m²
Fotos: Marcelo Donadussi
Equipe de projeto: Arq. Renata Beck e Arq. Rafael Guadagnini
Colaboração: Acad. Juliana Senna
Em um bairro alto na cidade de Porto Alegre, o projeto de reforma desse apartamento de 65m² foi concebido antes da pandemia e executado durante. O desafio foi executar o projeto com muitas pausas e medos de todas as partes. Com a pandemia controlada, as fotos foram feitas e o resultado combina simplicidade e funcionalidade. Com uma vista ampla da cidade, este espaço é prático e sem muitos luxos.
Logo na entrada uma sapateira colaborou com os novos hábitos adquiridos na pandemia. O móvel esconde também a central de distribuição elétrica. A prateleira superior é em chapa metálica branca.
Na cozinha, foram feitas pequenas mudanças para melhorar o ambiente. As pedras foram trocadas e os armários pintados de branco. O passa-pratos foi repensado de modo que o lado da sala ficou todo em madeira, abrigando espaço para bancos altos, convidando à convivência.
A sala também é prática, com um rack que abriga discos de vinil e um baú para guardar brinquedos. Prateleiras junto do cortineiro acomodam livros e plantas, trazendo o verde da paisagem pra dentro de casa. A mesa de centro também é um baú para brinquedos.
O apartamento foi comprado com forro de gesso e piso de porcelanato polido. O piso frio foi substituído por tacos de madeira tauari e o gesso removido. Os móveis foram projetados todos em branco e madeira compensado naval. Esses materiais criaram uma atmosfera equilibrada e acolhedora.
A estética industrial do apartamento é suavizada por elementos acolhedores, como o revestimento de plaqueta de tijolo, pintado de branco. A estante da sala é versátil, servindo como biblioteca, posto de trabalho, adega e bar.
Este apartamento é um exemplo de como o design inteligente pode transformar espaços em lares práticos e aconchegantes, mesmo em meio à agitação da cidade e até da pandemia.