AP ORLANDINI
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2014
Ano de Execução: 2016
Área: 123 m²
Fotos: Marcelo Donadussi dez/2020
Equipe de Projeto: Arq. Renata Beck, Arq. Gustavo Sbardelotto
Colaboração: Arq. Jéssica Kichler, Acad. Renata Saffer
AP ORLANDINI
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2014
Ano de Execução: 2016
Área: 123 m²
Fotos: Marcelo Donadussi dez/2020
Equipe de Projeto: Arq. Renata Beck, Arq. Gustavo Sbardelotto
Colaboração: Arq. Jéssica Kichler, Acad. Renata Saffer
O projeto de interiores deste apartamento, ainda em fase de construção, foi uma oportunidade de criar um espaço personalizado e acolhedor para o cliente. Ao visitar a obra do edifício, percebemos que a grande qualidade do imóvel estava na vista privilegiada da cidade e do lago Guaíba ao fundo. Essa paisagem deveria ser a protagonista do projeto, e com a possibilidade de adaptação do layout interno, respeitando as limitações estruturais, iniciamos o processo de criação.
Desde o princípio, buscamos atender ao desejo do cliente de ter um apartamento com a sensação de uma casa. Para isso, optamos por revestimentos quentes e com textura, como tijolo, madeira e concreto, criando uma paleta de cores predominante e aconchegante. As premissas do projeto incluíam uma cozinha integrada à sala e um home-office que também pudesse servir como quarto de hóspedes, proporcionando funcionalidade e conforto tanto para o dia a dia quanto para receber familiares e amigos.
Na área social, a sala ampla privilegia a vista do lago, com um grande banco junto à janela convidando a desfrutar da paisagem. A cozinha, organizada em torno de uma ilha central com área de cocção e mesa de jantar, é delimitada por pilares de concreto aparente. A bancada de trabalho junto à janela oposta possui uma calha úmida multifuncional, servindo como escorredor de louças, horta e geleira em dias de festa. Uma prateleira de aço corten, engastada na parede, serve de apoio ao toca-discos e às lembranças de viagens, enquanto uma estante ripada em madeira louro freijó abriga a churrasqueira, o bar e os armários, unificando o espaço. Na área íntima, a suíte com banheiro integrado ao quarto proporciona uma experiência inusitada, com os chuveiros paralelos à janela que enquadra o pôr do sol. O escritório, que também serve como quarto de hóspedes, possui um banheiro exclusivo em tons de branco, contrastando com a paleta quente do restante do apartamento. Essas intervenções resultam em um lar personalizado, funcional e repleto de histórias e personalidade do cliente.