CASA FLORÊNCIO
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2013
Ano de Execução: 2014
Área: 70 m²
Fotos: Marcelo Donadussi
Equipe de Projeto: Arq. Renata Beck, Arq. Gustavo Sbardelotto Colaboração: Acad. Renata Saffer
CASA FLORÊNCIO
PORTO ALEGRE | RS
Ano de projeto: 2013
Ano de Execução: 2014
Área: 70 m²
Fotos: Marcelo Donadussi
Equipe de Projeto: Arq. Renata Beck, Arq. Gustavo Sbardelotto Colaboração: Acad. Renata Saffer
O projeto de reforma do térreo da Casa Florêncio nasceu do desejo dos clientes de atualizar a área social e a copa da residência onde criaram seus filhos, que já haviam deixado o lar. Inicialmente, a proposta era realizar uma intervenção enxuta, considerando a intenção dos proprietários de se mudarem em um horizonte de 5 anos. As premissas de projeto incluíam a substituição do piso, a remoção do jardim de inverno e uma atenção especial às obras de arte da família.
Com uma área de intervenção de 70 m², a solução encontrada foi transferir a pouco utilizada sala de jantar para a copa, enquanto o espaço original foi integrado à sala de estar e transformado em uma sala de música. Um grande banco aparador serve de base para as obras de arte e une visualmente os ambientes, ao passo que a poltrona Charles Eames torna o espaço convidativo para leitura e estudo da música, hobby dos clientes. A sala próxima à cozinha abriga um sofá e duas poltronas Barcelona, criando um ambiente acolhedor e propício ao convívio.
Durante a execução da obra, um imprevisto significativo surgiu: uma pequena rachadura, que nunca havia sido solucionada ao longo dos anos, revelou-se um grande problema estrutural. Após a remoção do antigo forro, uma importante fissura na laje foi percebida, exigindo a paralisação da obra, o escoramento da casa e a realização de reforços estruturais. O projeto foi adaptado para incorporar pilares metálicos em pontos estratégicos, e o volume do lavabo, que já representava um elemento importante na planta, ganhou ainda mais destaque, sendo tratado como uma caixa sólida que separa e organiza os diferentes ambientes. Apesar dos desafios, o resultado final é um espaço que reflete a personalidade dos moradores e atende às suas necessidades, proporcionando conforto e funcionalidade.